sábado, 18 de outubro de 2014

Lanches saudáveis e práticos

Olá, queridos leitores!

Espero que estejam todos bem! A minha vida anda bem corrida, daí a razão da minha ausência nos últimos dias. Minha cozinha, no entanto, continua firme, forte, e repleta de sabor... rs! 

Nesse post de hoje, trago dicas de lanches rápidos, práticos e super saudáveis, ideias para quem não tem muito tempo, mas preocupa-se com a saúde e, claro, com o corpito. 

São as minhas principais pedidas em minha rotina. Como sabem, cozinho à noite quando volto do treino, logo, tenho pouco tempo para fazê-lo. Preparo praticamente toda a minha alimentação no dia anterior e levo-a comigo. Levanto a bandeira dos "marmiteiros felizes"... rs! Desse modo, sabemos o que estamos comendo e o fazemos com real qualidade. O esforço vale a pena! 

Vamos às dicas:


Dica da bela Mimis, do Blog da Mimis, Creme de Papaya Proteico, uma delícia! Veja a receitinha:

  • 1/2 Papaya 
  • 1 scoop de Whey Protein de Baunilha
  • 2 colheres de sopa de Iogurte Natural sem Lactose (uso da Lacfree)
  • Preparo: Bata tudo no mixer e finalize com geleia ou com goji berry. Sirva gelado.  



Mini-panquecas proteicas (uma vertente da Crepioca, versão minha)
  • 2 colheres de sopa de goma de tapioca hidratada
  • 1 scoop de Whey Protein de Baunilha
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de adoçante culinário 
  • 1 colher de água
  • 1 colher de sopa de cacau 100%
  • Chia a gosto
  • Preparo: Bata todos os ingredientes e, em uma frigideira pequena antiaderente, prepare a massa em panquequinhas. Rende em torno de 5 a 6. Eu costumo recheá-las com iogurte natural sem lactose e cacau 100%. Mas fica a seu gosto. 



Iogurte sem Lactose com Frutas e Chia
Adoro preparar meus iogurtes em frascos de vidro. 
Acho que conserva mais a temperatura, fora o fato de deixar o lanche lindo! 
  • Uvas Crimson
  • Iogurte sem Lactose da Lacfree
  • Chia a gosto



Crepioca Salgada (uma clássico em minha cozinha!)
Aprendi com a bela Paulinha, do By Paulinha, e nunca mais deixei de fazer. Simplesmente sou louca por essa receita! 
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de goma de tapioca hidratada
  • 1 colher de cottage sem lactose da Lacfree
  • sal rosa do himalaia a gosto
  • chia a gosto
  • 1 colher de água
  • Preparo: Bata todos os ingredientes e prepare a massa em uma frigideira antiaderente em fogo médio. Quando estiver descolando, coloque o recheio (cottage, muçarela, legumes, tomate, cenoura, atum, ou o que preferir). Deixe dourar os dois lados e voilà! A-MO!



Salada de Frutas com Chia e Mel
Para esses dias de calor intenso, nada melhor do que uma saladinha de frutas bem geladinha para refrescar. Essa foi preparada pelo maridão, enquanto corrigia provas. 

  • Frutas picadinhas: morango, maçã, laranja, uva, ou as que tiver. O segredo é regar a salada com laranja lima (eu amo) e servi-la com chia e mel. Uma delícia! 

Espero que tenham curtido as dicas. Elas me ajudam a mantes o shape com muito sabor, praticidade e estilo. 

Um beijo grande, 

Jana


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Mini-panquecas proteicas

Olá, meus queridos!

Aqui vai uma receitinha que SIMPLESMENTE AMO. Ótima opção para lanches e para o pré-treino, uma versão da nossa querida Crepioca, só que incrementada com Whey Protein e tudo o mais. 

Neste fim de semana, saí em busca de uma mini-frigideira antiaderente para a produção das minhas panquequinhas. Amei! 

Confiram a receita:


MINI-PANQUECAS PROTEICAS 
RECHEADAS COM GREGO LIGHT E GELEIA DE LARANJA KINKAN

Ingredientes
Mini-panquecas:
1 ovo
2 colheres de sopa de goma de tapioca hidratada peneirada
1 scoop de Whey Protein de Baunilha
Chia a gosto
Canela em pó a gosto
1 colher de chá de adoçante culinário (Tal Qual)
1 colher de sopa de água
Preparo: Misture todos os ingredientes e prepare a massa na panela antiaderente (eu usei uma pequena para dar o formato), rendeu 3 porções. 

Recheio
Recentemente, conheci o iogurte grego sem lactose da Lacfree. Amei! Montei as camadas com iogurte e a Geleia de Laranja Kinkan (vide receita AQUI). Mas você pode optar por qualquer outra geleia de sua escolha, apenas atente-se para um versão sem açúcar. 

Essa receita, de fato, não tem pra ninguém! Vale a pena testá-la! 

Um beijo grande, 

Jana






Geleia de Laranja Kinkan

Olá, meus queridos!

Ando meio sumida, é que minha vida anda muito corrida por conta do trabalho, treinos e afins. Mas a minha cozinha fit continua a todo vapor, inovadora e saudável como sempre. 

Há uns dias, testei essa receitinha mara com um ingrediente que amo: as mini-laranjas, chamadas Laranjas Kinkan. Já ouviram falar?

Nesse artigo, Lucília Diniz esmiúça detalhes sobre essa deliciosa frutinha. Confiram:

KINKAN, A PEQUENA INVOCADA 


Kumquat, em chinês, e Kinkan, em japonês, significam “laranja de ouro”. Mas, com este nome e aparência, a frutinha não é uma laranja. A espécie pertence ao gênero Fortunella, e não ao Citrus. Por isso, apresenta alguns diferenciais, como a menor quantidade de gomos e a casca mais fácil de digerir.
Disponível o ano todo, você vai encontrar dois tipos de Kinkan. Uma delas é a Nagami, de formato oval e mais amarga, de uso versátil na cozinha, indicada para fazer doces, geleias e reduções para acompanhar pratos salgados. Já a espécie redonda é a Meiwa, doce e mais rara de encontrar. Apesar das diferenças, as duas são ricas em nutrientes e vitaminas, de uma maneira desproporcional a seu tamanho. Tanto quanto a leveza: 100 gramas têm apenas 71 calorias.

Vitamina C

Como suas primas, as laranjas, Kinkans são uma grande fonte de vitamina C. Elas contêm 73% da ingestão diária recomendada desta vitamina. Para nós, sua melhor atuação é no auxílio à perda de peso. A vitamina C ajuda na produção de um aminoácido chamado L-carnitina, responsável em transformar a gordura ingerida em energia. Quanto mais a L-carnitina é produzida, mais eficiente será o processo metabólico e a queima de gordura.

Antioxidantes

Comemos a Kinkan com casca e tudo. Isso é ótimo, já que sua casca é poderosa em antioxidantes. Segundo pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, a casca da Kinkan é comprovadamente rica em polifenóis bioativos, eficientes no combate aos radicais livres e às inflamações. E hoje sabemos que a obesidade é uma doença inflamatória.

Fonte de proteínas

Normalmente não se pensa em frutas como fonte de proteínas, mas a baixinha também preenche este quesito. 100 gramas de Kinkans contém duas gramas de proteína. A ingestão diária recomendada deste macronutriente é de 46 gramas para mulheres e 56 gramas para os homens. Mesmo parecendo pouco, é bastante para uma fruta. Se você combinar uma porção com um tanto de nozes, já garante um aporte equivalente ao de uma refeição. Para outras fontes alternativas de proteínas, consulte aqui.
Confiram, agora, a receitinha prática e super gostosa da Geleia de Laranja Kinkan:


GELEIA DE LARANJA KINKAN
Ingredientes
500 g de laranjas kinkan picadas em caroço
1 xícara de adoçante culinário (Sucralose ou Tal Qual)
Água para dar o ponto da geleia. 

Preparo: Em uma panela antiaderente, derreta o adoçante junto com as laranjinhas picadas, até que estas soltem um caldinho. Vá mexendo sempre, em fogo baixo, até que se forme a geleia. Acrescente água a gosto para dar a textura desejada. Voilà! 

Simples, rápido é super saboroso! 
Vale a pena testar! ;)

Um beijo grande... 

Jana