Ando meio sumida, é que minha vida anda muito corrida por conta do trabalho, treinos e afins. Mas a minha cozinha fit continua a todo vapor, inovadora e saudável como sempre.
Há uns dias, testei essa receitinha mara com um ingrediente que amo: as mini-laranjas, chamadas Laranjas Kinkan. Já ouviram falar?
Nesse artigo, Lucília Diniz esmiúça detalhes sobre essa deliciosa frutinha. Confiram:
KINKAN, A PEQUENA INVOCADA
Kumquat, em chinês, e Kinkan, em japonês, significam “laranja de ouro”. Mas, com este nome e aparência, a frutinha não é uma laranja. A espécie pertence ao gênero Fortunella, e não ao Citrus. Por isso, apresenta alguns diferenciais, como a menor quantidade de gomos e a casca mais fácil de digerir.
Disponível o ano todo, você vai encontrar dois tipos de Kinkan. Uma delas é a Nagami, de formato oval e mais amarga, de uso versátil na cozinha, indicada para fazer doces, geleias e reduções para acompanhar pratos salgados. Já a espécie redonda é a Meiwa, doce e mais rara de encontrar. Apesar das diferenças, as duas são ricas em nutrientes e vitaminas, de uma maneira desproporcional a seu tamanho. Tanto quanto a leveza: 100 gramas têm apenas 71 calorias.
Vitamina C
Como suas primas, as laranjas, Kinkans são uma grande fonte de vitamina C. Elas contêm 73% da ingestão diária recomendada desta vitamina. Para nós, sua melhor atuação é no auxílio à perda de peso. A vitamina C ajuda na produção de um aminoácido chamado L-carnitina, responsável em transformar a gordura ingerida em energia. Quanto mais a L-carnitina é produzida, mais eficiente será o processo metabólico e a queima de gordura.
Antioxidantes
Comemos a Kinkan com casca e tudo. Isso é ótimo, já que sua casca é poderosa em antioxidantes. Segundo pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, a casca da Kinkan é comprovadamente rica em polifenóis bioativos, eficientes no combate aos radicais livres e às inflamações. E hoje sabemos que a obesidade é uma doença inflamatória.
Fonte de proteínas
Normalmente não se pensa em frutas como fonte de proteínas, mas a baixinha também preenche este quesito. 100 gramas de Kinkans contém duas gramas de proteína. A ingestão diária recomendada deste macronutriente é de 46 gramas para mulheres e 56 gramas para os homens. Mesmo parecendo pouco, é bastante para uma fruta. Se você combinar uma porção com um tanto de nozes, já garante um aporte equivalente ao de uma refeição. Para outras fontes alternativas de proteínas, consulte aqui.
Fonte: SITE LUCÍLIA DINIZ
Confiram, agora, a receitinha prática e super gostosa da Geleia de Laranja Kinkan:
GELEIA DE LARANJA KINKAN
Ingredientes
500 g de laranjas kinkan picadas em caroço
1 xícara de adoçante culinário (Sucralose ou Tal Qual)
Água para dar o ponto da geleia.
Preparo: Em uma panela antiaderente, derreta o adoçante junto com as laranjinhas picadas, até que estas soltem um caldinho. Vá mexendo sempre, em fogo baixo, até que se forme a geleia. Acrescente água a gosto para dar a textura desejada. Voilà!
Simples, rápido é super saboroso!
Vale a pena testar! ;)
Um beijo grande...
Jana
Nenhum comentário:
Postar um comentário