segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Souflé de Batata Doce

Olá, meus queridos! Todos bem?

Hoje, vou passar uma receitinha que testei ontem e AMEI: Souflé de Batata Doce. Francamente falando ela é meio fit, não completamente, porque coloquei um pouco de muçarela e parmesão para gratinar (sem exageros). Ficou imperdível, uma excelente opção para almoço de domingo. 


SOUFLÉ DE BATATA DOCE
Ingredientes
1 batata doce grande cozida e amassada
1/2 cebola bem picadinha
Alho a gosto
2 colheres de sopa de Ghee (Manteiga Clarificada)
Sal a gosto
Salsa fresca a gosto
Pimenta do Reino a gosto
400 ml de leite desnatado 
1 colher de sopa de maisena
1 colher de sopa de cottage sem lactose
Muçarela e Parmesão ralados para gratinar 

Preparação do Creme de Cebola: Frite o alho e a cebola com Ghee, acrescente 200 ml de leite, sal e pimenta a gosto. Finalize com a maisena e vá mexendo sempre até engrossar. Reserve. Quando esfriar, acrescente o cottage. Se sentir que o creme está meio ralo, leve ao fogo novamente para engrossar um pouco mais. Reserve.

Preparação do Purê: Como a um purê normal, derreta 1 colher de sopa de Ghee, acrescente a Batata Doce amassada, a salsa fresca, salgue a gosto e finalize com o leite (vá colocando aos poucos e vá mexendo até dar o ponto). 

Montagem das camadas: Cubra o refratário com o creme de cebola, acrescente o purê, cubra-o com o creme e, assim, sucessivamente. Finalize com um pouco de muçarela e parmesão e leve ao forno para gratinar. Eu usei caçarolas individuais.

Hummmm!!! Uma verdadeira delícia! Vale a pena testar! ;)

Um beijo grande, 

Jana Soggia

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Receita de Biomassa de Banana Verde

Olá, meus queridos!

Hoje, vou postar uma receitinha que faz tempo que recebo pedidos, mas a dificuldade era achar a bendita da banana verde. Até que meus pais trouxeram-na do interior. Hummm... Mais do que rápido, eu e meu esposo corremos para preparar a nossa querida biomassa. Base para deliciosos e saudáveis pratos funcionais. 


BIOMASSA DE BANANA VERDE

Ingredientes
5 bananas bem verdes
Água (para o cozimento e para o preparo)


Preparo: 
Passo 1 (Cozimento):

  • Lave bem as bananas e corte suas pontas, sem deixar aparecer a polpa. 
  • Encha um pouco mais que a metade da panela de pressão com água. Deixe ferver. 
  • Acrescente as bananas e feche a panela. 
  • Quando entrar em pressão, conte exatos 8 minutos e desligue. 
  • Espere que a pressão saia naturalmente e retire as bananas.


Passo 2 (Preparo da Biomassa): 

  • Bata as bananas no liquidificador com água até formar um creme homogêneo. 
  • Previamente, eu comprei potinhos descartáveis de 250 ml para o armazenamento. 
  • Rendeu três porções, das quais uma eu deixei para uso e duas eu congelei.
  • Na geladeira pode ser conservada por 4 dias e no congelador por 4 meses. 
  • Os alimentos com ela preparados também duram 4 dias.  

Confiram os benefícios da Biomassa de Banana Verde:

A banana verde, além de ser saborosa, pode ajudar na redução de peso e do colesterol, bem como controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia). Rica em amido, a fruta também fornece energia para o organismo, regulando o intestino e ajudando na digestão.
A banana ainda possui potássio, primordial no funcionamento celular, pois participa de todos os processos musculares do organismo, inclusive os do coração. Também previne a perda de cálcio, ajudando na prevenção de osteoporose. Outro nutriente da fruta é o fósforo, que integra a composição de ossos e dentes e participa da digestão dos carboidratos. Já o magnésio encontrado na banana é responsável pela produção da energia celular e relaxamento muscular, sendo especialmente indicado para pessoas estressadas.

Quando encontrada na forma de farinha ou biomassa, a banana verde mantém os mesmos nutrientes e calorias. Nesse caso, o amido fica mais resistente e age no organismo da mesma maneira que uma fibra insolúvel: aumenta o volume fecal e a capacidade do corpo de liberar e diminuir as toxinas potencialmente cancerígenas.
Fonte: Personare

Hoje, ainda, vou preparar uma receitinha mara para uma opção pré-treino usando a biomassa. Aguardem! 
Espero que tenham curtido a receita. 

Um beijo grande, 

Jana


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Risotto de Beterraba com Arroz Integral

Olá, amores e amoras!

Aqui vai uma receitinha para lá de especial, uma versão fit para a receita da bela Rita Lobo, do programa Cozinha Prática (GNT). Não é sempre que tenho a oportunidade de assistir ao programa da Rita, tendo em vista o horário do meu treino, mas, sempre que posso, confiro suas receitas pelo Instagram (@ritalobo) ou pelo site Panelinha.

A pedida de hoje será um RISOTTO DE BETERRABA COM ARROZ INTEGRAL. Simplesmente divino! Eu amo de paixão essa hortaliça, adoro seu gosto, sua cor e sua textura. Aprecio beterraba ralada na salada e no lanche; também gosto dela cozida, temperadinha com azeite, vinagre e sal. Mesmo adorando tanto, nunca havia provado em um risotto como este. Daí a vontade louca de testar a receita. Qual não foi minha surpresa? Tudo de bom! 


RISOTTO DE BETERRABA COM ARROZ INTEGRAL 

1 saquinho de arroz integral da Taeq
4 beterrabas em cubinhos
2 cravos-da-índia
1 cebola roxa (para o caldo)
1/2 cebola roxa picadinha (para o arroz)
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 cenoura picada em 4 partes
1 colher de sopa de Azeite
1 colher de chá de Ghee (Manteiga clarificada)
Queijo Pecorino ralado 
Amêndoas em lâminas torradas e Queijo Pecorino para decorar
1 litro de água
Salsa fresca a gosto
1/4 de vinho tinto seco (eu usei o Concha Y Toro, uva Carmenere)
 
Modo de Preparo:

CALDO
Em uma panela grande acrescente a água, as beterrabas cortadas em cubinhos, a cenoura e a cebola e deixe ferver. Depois disso, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 40 min (até ficar a beterraba ficar al dente). Retire a cebola e as cenouras com uma pinça e reserve.

ARROZ
Etapa 1: Em uma panela média, acrescente 1 litro e 1/2 de água, o saquinho do arroz, alho e sal e deixe cozinhar por cerca de 40 min. Passado este tempo, retire o arroz do saquinho e reserve. 
Etapa 2: Em uma panela grande, acrescente o azeite e o Ghee e frite a cebola picadinha. Quando ela tiver murchado, acrescente o arroz, a salsa fresca e o vinho. 
Por fim, vá colocando algumas conchas do caldo da beterraba. Eu usei uma concha pequena, por isso eu cheguei a colocar cerca de 4 a 5 conchas. Meu parâmetro era a cor do Risotto. Vá mexendo e acerte o sal e a pimenta-do-reino e deixe a água do caldo secar um pouco, mas cuide para o arroz ficar bem molhadinho. 
Decore o risotto com as lâminas de amêndoas e as fatias de Queijo Pecorino. Eu servi com brócolis e vinho tinto seco.

Testem essa receita! Vale a pena! 

Um beijo grande... 

Jana Soggia

domingo, 14 de setembro de 2014

Propósito: 100 dias de amor próprio

Olá, meus queridos!

Hoje trago uma novidade pessoal que tem me feito muito bem há exatos 8 dias. Trata-se de um projeto de vida (sim, mais um... rs!) inspirado em minha estimada amiga, Paulinha Boque, do Blog By Paulinha. Refiro-me aos 100 dias de amor próprio. Já ouviram falar?

É uma novidade que tem bombado nas Redes Sociais, sobretudo no Instagram. Estou no 8º dia e já refleti acerca de vários aspectos da minha vida: relações humanas, trabalho, sonhos, casamento, amizades, família, treino, etc. É uma ótima oportunidade para nos voltamos a nós mesmos e crescermos como seres humanos. 

Convido-os a participarem desse propósito com a hashtag: #100diasdeamorproprio.


No dia de hoje, postei o seguinte pensamento: 

"Não deixe o barulho da opinião alheia afundar sua voz interior." Steve Jobs
Ouça sua intuição, sua voz interior e siga firme em seus propósitos. 
Força, foco é fé! 
#100diasdeamorproprio #dia8 #vivalavida #nammyohorenguekyo #daimoku 
#namaste #positividade #goodvibes #toquefit

 Um beijo grande! 

Jana Soggia

Tomate, Parma & Pasta de Avocado em Camadas

Olá, amores!

Segue uma entrada que preparei esta semana com meu mais novo amor, Avocado. Ficou simplesmente divina, além, é claro, de linda (modesta essa menina... rs!).

Bora conferir?


TOMATE, PARMA & PASTA DE AVOCADO
Ingredientes
1 tomate em fatias
1/2 avocado amassado
2 fatias de presunto parma
sal rosa do himalaia
salsa fresca

Modo de Preparo: Prepare a pasta de avocado amassando-o e temperando com sal e salsa fresca. Reserve. Comece a montagem das camadas pelo tomate, pasta de avocado e parma. Assim sucessivamente. Está pronto! 

Viram que o preparo desta entrada chega e ser ridículo de tão fácil, mas a apresentação e o sabor são inigualáveis. Fica a dica! 

Um beijo grande, 

Jana



Avocado, uma descoberta saborosa e saudável!

Já ouviram falar em avocado? Conheci recentemente e AMEI! 

Apenas 72 kcal por 1/2 unidade, pode ser consumido em saladas, pastas e demais receitas doces e salgadas. Vale a pena provar!

Conheça os benefícios desse fruto:



O avocado é uma variedade de abacate nativo da Califórnia (EUA). Rico em nutrientes, o fruto é considerado uma boa fonte de vitaminas (K, A, E, e vitaminas do complexo B), fibras, sais minerais (potássio e magnésio), ácido fólico e cobre. Além disso, concentra grande quantidade de gorduras monoinsaturadas. Entre elas, o ácido oléico, substância presente também no azeite de oliva, que traz benefícios à saúde. 

Por todos esses benefícios, o avocado é considerado um alimento funcional, ou seja, além de suprir o organismo com determinados nutrientes, o fruto age na prevenção de doenças. "Por ser rico em antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, seu consumo é recomendado especialmente a pessoas que possuem maior risco de doenças cardiovasculares. As gorduras monoinsaturadas auxiliam na redução das taxas de colesterol total no sangue, na redução do "mau colesterol" o LDL, ao mesmo tempo em que aumentam os níveis de HDL, "o colesterol bom"", afirma a nutricionista e sócia da Educanutre, Raquel Pimentel. 

De acordo com a nutricionista, o consumo de avocado é recomendado para todas as idades. No entanto, Raquel afirma que o consumidor deve ficar atento às contra-indicações. "O consumo é contra indicado para pessoas com insuficiência renal. Por ser calórico, o consumo deve ser moderado também nos casos de sobrepeso e obesidade", alerta.
Fonte: Vamos Comer

Onde encontrar?
Em grandes supermercados, como Mambo, Sonda e Pão de Açúcar. 
O preço é meio salgado em relação ao Abacate, eu paguei R$ 6,00 em 3 unidades. 
Logo mais, postarei uma receitinha mara que preparei com este delicioso ingrediente.

Um beijo grande, 

Jana

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Mini-Abóbora Recheada com Patinho Moído

Olá, meus queridos!

Aí vai o repeteco de uma receita que amo: Mini-Abóbora Recheada com Patinho Moído. Nesse post AQUI, eu já apresentei uma versão desse prato, só que com toques de lactose, visto que havia recheado com creme de ricota. Na pedida de hoje, escolhi um recheio bem proteico e nutritivo, o Patinho Moído. Ficou mara! 


MINI-ABÓBORA RECHEADA COM PATINHO MOÍDO´
Ingredientes
2 mini-abóboras
1/2 kg de Patinho Moído
Pimenta biquinho a gosto
Sal a gosto
Ervas Finas
Alho a gosto

Preparo: cozinhe as mini-abóboras na água e, quando estiverem molinhas, reserve. 
Para o recheio, frite o alho com um pouco de água e acrescente a carne moída, deixe refogar e vá acrescentando a pimenta, as ervas e o sal. 
Montagem: corte as tampas das abóboras, e tire todo o miolo (sementes e parte da abóbora) com uma colher. Preencha os miolos com a carne moída e... voilà! 
Receita rápida, nutritiva e super saborosa.
Vale a pena testar! 

Um beijo grande...
Jana