segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Risotto de Beterraba com Arroz Integral

Olá, amores e amoras!

Aqui vai uma receitinha para lá de especial, uma versão fit para a receita da bela Rita Lobo, do programa Cozinha Prática (GNT). Não é sempre que tenho a oportunidade de assistir ao programa da Rita, tendo em vista o horário do meu treino, mas, sempre que posso, confiro suas receitas pelo Instagram (@ritalobo) ou pelo site Panelinha.

A pedida de hoje será um RISOTTO DE BETERRABA COM ARROZ INTEGRAL. Simplesmente divino! Eu amo de paixão essa hortaliça, adoro seu gosto, sua cor e sua textura. Aprecio beterraba ralada na salada e no lanche; também gosto dela cozida, temperadinha com azeite, vinagre e sal. Mesmo adorando tanto, nunca havia provado em um risotto como este. Daí a vontade louca de testar a receita. Qual não foi minha surpresa? Tudo de bom! 


RISOTTO DE BETERRABA COM ARROZ INTEGRAL 

1 saquinho de arroz integral da Taeq
4 beterrabas em cubinhos
2 cravos-da-índia
1 cebola roxa (para o caldo)
1/2 cebola roxa picadinha (para o arroz)
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 cenoura picada em 4 partes
1 colher de sopa de Azeite
1 colher de chá de Ghee (Manteiga clarificada)
Queijo Pecorino ralado 
Amêndoas em lâminas torradas e Queijo Pecorino para decorar
1 litro de água
Salsa fresca a gosto
1/4 de vinho tinto seco (eu usei o Concha Y Toro, uva Carmenere)
 
Modo de Preparo:

CALDO
Em uma panela grande acrescente a água, as beterrabas cortadas em cubinhos, a cenoura e a cebola e deixe ferver. Depois disso, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 40 min (até ficar a beterraba ficar al dente). Retire a cebola e as cenouras com uma pinça e reserve.

ARROZ
Etapa 1: Em uma panela média, acrescente 1 litro e 1/2 de água, o saquinho do arroz, alho e sal e deixe cozinhar por cerca de 40 min. Passado este tempo, retire o arroz do saquinho e reserve. 
Etapa 2: Em uma panela grande, acrescente o azeite e o Ghee e frite a cebola picadinha. Quando ela tiver murchado, acrescente o arroz, a salsa fresca e o vinho. 
Por fim, vá colocando algumas conchas do caldo da beterraba. Eu usei uma concha pequena, por isso eu cheguei a colocar cerca de 4 a 5 conchas. Meu parâmetro era a cor do Risotto. Vá mexendo e acerte o sal e a pimenta-do-reino e deixe a água do caldo secar um pouco, mas cuide para o arroz ficar bem molhadinho. 
Decore o risotto com as lâminas de amêndoas e as fatias de Queijo Pecorino. Eu servi com brócolis e vinho tinto seco.

Testem essa receita! Vale a pena! 

Um beijo grande... 

Jana Soggia

Um comentário: