segunda-feira, 28 de julho de 2014

Primeiros passos: Como organizar minha dieta?

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje é o "Dia Internacional da Dieta" (rs!), a famigerada segunda-feira: dia de ótimas intenções, dia em que muitas pessoas enfrentam a culpa das estrepolias do fim de semana e, por isso, decidem começar uma dieta. 


Um pouco da minha história...

O que fazer? Por onde começar minha dieta?
Eu mesma já me vi enfrentando esse dilema várias vezes em minha vida, pois como relatei AQUI, em uma boa parte da fase adulta, dos 22 aos 30 anos, eu enfrentei um eterno efeito sanfona. Ora mais magra, ora mais gorda, ora mais cheiinha, e por aí ia. 

O meu ápice de peso foram 64,7 kg, no ano de 2004. Foi quando comecei a pensar em dieta. Nessa ocasião, eu fui indicada a um médico muito bom na região de Guarulhos/SP, Dr. Arthur Pimentel. Com ele, aprendi a Dieta dos Pontos. Como fazia faculdade naquela época, não tinha tempo para treinar. E essa dieta trouxe-me bastantes benefícios. Perdi 10 kg e mantive por um tempo. Nesse período, eu aplicava enzimas para acelerar o metabolismo e tomava remédios, como Sibutramina e Fluoxetina, atrelados a outros compostos naturais. Certamente, a concepção que temos hoje de dieta chega a abominar essas ações. Mas, naquelas circunstancias, para uma pessoa que nunca tinha pensado em dieta, foram mecanismos que surtiram efeito. 

Contudo, para se manter um corpo magro e saudável, é necessário, primeiramente, mudar a cabeça! Foi por isso que essa dieta não trouxe bons resultados a longo prazo. E, passado algum tempo, voltei a engordar. 

Nos anos subsequentes, com uma dieta completamente desregrada e sem rotina de exercícios físicos, eu ficava sambando entre 56,0 kg (peso em que casei, no ano de 2009) e 59,0 kg. Fiz de tudo que se pode imaginar para emagrecer: tomei Herbalife, fiz a dieta da sopa, tentei começar uma reeducação alimentar, mas nada fluía. Eram paliativos momentâneos: eu emagrecia uns 2 kg, me via mais sequinha e voltava a comer errado e, claro, engordava. 

Foi no ano passado que REALMENTE tomei a decisão certa. Em março de 2013, pesando 60,0 kg, dei um basta nesse vai-e-vem. Elaborei um projeto de vida, o chamado "Projeto Jana 30 anos", e comecei a mudar minha conduta. Passei a treinar diariamente até conquistar o hábito de atividade física. Juntamente a esse processo, conheci pessoas do Universo Fit por meio das Redes Sociais, comecei a estudar, a testar e adaptar novas receitas. E, sem que percebesse, fui eliminando peso e criando uma nova mentalidade, num processo bem gradativo. Peso hoje o que não esperava nem em meus mais absurdos sonhos (51,0 kg). E melhor do que isso: sei ouvir o meu corpo e aprendi a fazer as escolhas certas. 

Contei com o respaldo de muitas pessoas nesse ínterim, consultei uma nutricionista, sempre ouço meus educadores físicos e, acima de tudo, vou em busca de novas informações. Não espero que caia do céu. 

Reeducação Alimentar, esse é o caminho!

Com meus erros, aprendi que não existe dieta milagrosa, nem remédio que dê conta de mantermos um corpo esguio e saudável. Costuma-se falar que o benefício corporal de um indivíduo depende 70% do que ele come e 30% do quanto ele treina. Ou seja, TUDO COMEÇA PELA BOCA. 

Uma coisa complementa a outra: não adianta se matar de treinar se comer errado, e não adianta comer direitinho e ser sedentário ou fazer uma atividade física muito leve. São ações complementares e fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

Como organizar minha dieta? 

Primeiramente, quero deixar bem claro que minha formação acadêmica é em Letras e Literatura, logo, não sou Nutricionista e nem Educadora Física. O meu objetivo aqui é compartilhar a minha história, bem como tudo de bom que aprendi nesse processo de RA. Eu consultei uma nutricionista que me indicou a melhor dieta para os meus objetivos e para o meu biotipo. Pode ser que a minha dieta não seja a melhor para você. Por isso, é fundamental procurar um profissional gabaritado para analisar especificamente o seu caso. 

O que direi a seguir, pode te dar um norte para começar, um motivo para tomar aquela atitude que tenta há muito e não consegue e, acima de tudo, pode te ajudar a fazer a sua compra de mercado, a se organizar e se motivar. 

TUDO COMEÇA NO MERCADO

Supermercado Mambo Tatuapé, minha segunda casa

Depois que iniciei a minha RA, virei uma aficionada por Supermercado. É um dia de passeio e festa para mim. Tenho uma relação quase que amorosa com os alimentos... rs! 

Abaixo, vou listar produtos que não faltam em meu carrinho:

Verduras: alface roxa, alface frisée (vinda diretamente de Barão Geraldo/SP), agrião ou rúcula, salsinha fresca, hortelã fresco, couve manteiga e pepino japonês. 

Legumes: tomate, tomate cereja, abobrinha, abóbora, brócolis ninja, berinjela, batata-doce, cenoura, cenoura baby. 

Proteínas: ovo, filé de frango, patinho em bife ou moído, atum em lata, cottage sem lactose. 

Frutas: banana, maçã, uva crimson, mexerica (ou vejo as que estão bonitas, conforme a época).

Chás: adoro os da marca Feel Good. 

Grãos: arroz integral, quinoa.

Pães: dependendo da época, consumo mais ou menos glúten. Se estou consumindo glúten, opto por um pão integral 7 grãos, como os da Pullman ou Nutrella. Caso contrário, faço meu próprio pão, como nessa receita AQUI. Isso sempre depende se estou pretendendo secar um pouco, caso esteja me sentindo meio inchada, como expliquei AQUI

EXEMPLO DA MINHA DIETA

Minha dieta segue meus horários malucos, pois madrugo por conta da minha profissão. 
Às 7h15, entro em aula. 

04h30 - Desjejum: Chá Feel Good 

07h00 - Lanche 1: 2 fatias de pão integral com queijo cottage sem lactose + 1 fruta ou suco

10h00 - Lanche 2: um iogurte desnatado e sem açúcar com fruta ou 
                             Bolo Fit e café com adoçante Stevia.  

12h30 - Almoço: 1 porção de carne magra + legumes e vegetais à vontade + 1 porção de carboidrato integral (3 colheres de arroz integral ou uma porção de abóbora / batata /batata doce)

15h00 - Lanche 3: Biscoitos de Arroz com geleia sem açúcar e café com adoçante Stevia ou uma fruta

18h00 - Lanche Pré-treino - 2 fatias de pão integral + cottage + hortaliça ( alface roxa ou frisée ou agrião) + tomate + cenoura ralada.

21h00 - Pós-treino (Jantar): 1 porção de legumes + 1 porção de vegetais + 1 porção de carne magra.

23h00 - Ceia (caso sinta fome): 4 castanhas + 2 damascos + 1 ameixa preta ou 
                                                 pipoca feita na pipoqueira elétrica sem sal e sem óleo. 

Toque de Ouro: Quando consultei a minha nutricionista, Érica Chakon, ela me orientou a consumir carboidrato + proteína antes e depois do meu treino. Veja porque:
1) Por que é tão importante comer antes do treino? A alimentação antes da atividade física é de extrema importância para evitar o catabolismo proteico (perda de massa muscular) e proporcional melhor rendimento durante o exercício.
2) Por que devemos incluir carboidratos no lanche pré-treino?
É importante incluir uma quantidade adequada de carboidratos, que é o principal combustível para o músculo durante a atividade física. Ele aumenta o glicogênio muscular e hepático, importante para um bom desempenho durante o exercício. Além disso, o uso de carboidratos no pré-treino evita sintomas de hipoglicemia e mal-estar. 
3) Devemos nos alimentar tão logo encerramos o treino? Por quê? Sim, para promover a recuperação e evitar o catabolismo muscular. Além disso, a refeição pós-treino favorecerá uma modulação hormonal para hipertrofia, se esse for o objetivo do treino. 
4) O que comer depois do treino? Proteína + carboidrato de alto índice glicêmico.


Esse post trouxe uma série de reflexões e dicas. Contei mais um pouco da minha história, mostrei alguns de meus acertos e erros, e apresentei um exemplo de minha dieta. Como mencionei anteriormente, é importante procurar um nutricionista para adequar uma dieta às suas necessidades. Dependendo do caso e da quantidade de peso que deseja eliminar, o ideal será procurar um endocrinologista antes de mais nada. Temos de ter bem claro o nosso objetivo e onde queremos chegar. Mais importante do que isso, é saber que não se perde peso do dia para a noite. O nosso corpo leva um tempo para assimilar cada quilo perdido. Por isso, tenha calma, se organize, faça sua compra de mercado verde, e dê os primeiros passos. 

Tudo vai dar certo! 

Contem comigo para o que precisar, estamos juntos nesse barco! 

Um beijo grande, 

Jana Soggia

Nenhum comentário:

Postar um comentário