sábado, 9 de agosto de 2014

Ghee - Manteiga Clarificada sem Lactose

Ontem, me aventurei na cozinha e preparei várias receitinhas, entre elas uma receita que há tempos queria testar, e que cheguei a errar o ponto por duas vezes. Refiro-me à manteiga vegana & sem lactose, o GHEE (pronuncia-se "gui"). 

A elaboração do Ghee é fácil e trabalhosa ao mesmo tempo, pois parte apenas do aquecimento de um tablete de manteiga sem sal. Por outro lado, deve-se tomar MUITO cuidado para não queimá-lo (foi aí o meu erro). A temperatura do fogo deve ser a mais baixa possível durante todo o processo. Está aí o pulo do gato, em todas as receitas que li, em todos os videos que assisti, diziam para alterar a intensidade do fogo durante o aquecimento da manteiga. Mas depois de duas vezes errando, testei fazer totalmente em fogo baixo. E deu certo!



BENEFÍCIOS DO GHEE
De acordo com Dr. Cláudio Azevedo, trata-se de "um óleo purificado da manteiga, no qual a água, os elementos sólidos e as toxinas do leite e da lactose são completamente removidos. O resultado é um óleo dourado e brilhantemente transparente, que não fica rançoso. Este é o ouro líquido que aparece nas antigas escrituras indianas. E este é o Ghee que encontrará um lugar em todos os alimentos que preparar". 

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS DO GHEE
Se preparado adequadamente, não contém sal, nem lactose, não produz fumaça em temperaturas altas e não necessita de refrigeração. É utilizado por naturopatas em diversas culturas, que extraem seus poderes curativos e rejuvenescedores. E para aqueles com alergias graves a laticínios, é uma parte integral da dieta com alto grau de restrição. 

MODO DE PREPARO: 
Durante o processo, a manteiga sem sal (eu usei a Aviação) é derretida devagar, em fogo bem baixo. E as gorduras saturadas vêm para a superfície, formando uma cama de espuma densa. Essa espuma deve ser retirada várias vezes, até que se eliminem todos os resíduos da manteiga. De modo que toda a água evapore e reste somente o óleo.

Confiram fotos do processo:

Passo 1: FOGO BEM BAIXO 
Passo 2: COLOQUE A MANTEIGA SEM SAL PARA DERRETER. 

Passo 3: COM MUITA PACIÊNCIA, DEIXE A MANTEIGA DERRETER, SEM MEXER. 

Passo 4: DERRETIMENTO GRADATIVO DA MANTEIGA

Passo 5: DERRETIMENTO FINAL DA MANTEIGA

Passo 6: QUANDO A MANTEIGA DERRETER TOTALMENTE, DESLIGUE O FOGO E AGUARDE O RESFRIAMENTO.

FINALIZAÇÃO DO GHEE
Depois que a manteiga estiver completamente derretida e resfriada, retire cuidadosamente com uma escumadeira toda a espuma que estiver na superfície. Feito isso, despeje o óleo amarelado em um refratário, cuidando para não cair a lactose e as toxinas que estão ao fundo da panela. Esse óleo se solidificará, transformando-se em um creme. Tem a duração de 3 meses e deve ser mantido fora da geladeira.

MAIS BENEFÍCIOS DO GHEE
"Extremamente benéfico para o fígado, útil para inflamações gastrointestinais e no combate a úlceras, ajuda a equilibrar o fogo digestivo no organismo, fortalece o sistema imunológico, ajuda no tratamento dos pulmões, a melhorar a memória e é utilizado em algumas técnicas para refrescar e nutrir os olhos. É um ótimo purificador dos canais e condutos do organismo, não apenas físicos, mas também os energéticos e sutis. É um tônico que fortalece e regenera os fluídos, e é lubrificante, aumentando a flexibilidade.
Tem um sabor maravilhoso e é um ótimo óleo para cozinhar. Além de seu aroma refinado, e sabor delicado, tem alto nível de resistência ao calor, e não queima facilmente. Legumes, verduras, tortas e outros alimentos preparados com Ghee são muito saborosos e nutritivos", afirma o Dr. Claudio Azevedo.
Fonte: AHAU

Ontem, meu marido e eu nos deliciamos com um Pão Fresquinho feito por mim e o Ghee, que, certamente, terá lugar cativo em minha cozinha!


Espero que tenham curtido o post!

Um beijo grande,

Jana Soggia

Nenhum comentário:

Postar um comentário