sábado, 2 de agosto de 2014

Pipoca x Dieta

Olá, pessoal! 

Hoje, falarei sobre um assunto que muito me interessa, até porque sou simplesmente LOUCA por pipoca. Sério! Do tipo de ser capaz de trocar uma jantar por esse alimento sem medo de ser feliz. 

Claro que antes de estudar a respeito, eu tinha a impressão de se tratar de um alimento altamente calórico. Isso pensando nas versões cheias de sal e manteiga ou doces do cinema.

Assim como mencionei no post sobre a Tapioca AQUI, o que faz a pipoca partir de um alimento saudável a um vilão da dieta são os adereços que a acompanham e, sobretudo, a FORMA como é preparada. Aliás, em todo meu processo de Reeducação Alimentar, como contei AQUI e AQUI, passei a compreender que a forma que preparamos o alimento influencia diretamente a nossa saúde, para o bem ou para o mal. 

Pipoca com Ervas, sabor e aroma reunidos! Essa pedida é incrível: ALECRIM.

UM PODEROSO ANTIOXIDANTE

Pesquisas recentes apontam a pipoca como um bom alimento para a dieta em função de seu baixo teor calórico. O jornal O Globo afirma "há um grupo de cientistas que atesta que a pipoca talvez ultrapasse frutas e vegetais em número de antioxidantes, ou polifenóis, que têm uma série de benefícios para a saúde, inclusive o combate ao envelhecimento, uma vez que ajudam no combate a moléculas danosas que podem prejudicar as células". 
Fonte: O GLOBO

O jornal O Globo atesta ainda que especialistas americanos analisaram o potencial da pipoca, isso posto que é composta de apenas 4% de água, enquanto que os antioxidantes estão mais diluídos em frutas e vegetais, os quais possuem até 90% de água. Uma porção de pipoca tem até 300 mg de antioxidantes - praticamente o dobro dos 160 mg presentes nas porções de frutas. 

Ouvimos tanto falar em alimentos antioxidantes, mas será que sabemos o que isso significa? 

ANTIOXIDANTES são moléculas capazes de retardar ou impedir o dano oxidativo do tecido animal, processo causado por substâncias chamadas Radicais Livres que podem levar a disfunção das células e ao aparecimento de problemas como Doenças Cardíacas, Câncer, Diabetes, Mal de Alzheimer, Artrite Reumatóide e Catarata.  
Fonte: INFOESCOLA 




TOQUE DE OURO
PIPOQUEIRA ELÉTRICA 
Recentemente, presenteei-me com esta Pipoqueira Elétrica. Preço acessível, pequena e ultra-rápida. Foi uma excelente aquisição. Sempre que sinto aquela fominha chata à noite, estouro pipoca, coloco ervas finas, um pouquinho de Sal Rosa do Himalaia e aprecio.




INFORMAÇÃO NUTRICIONAL - PIPOCA FIT 

Porção de 25g (1 xícara de chá)
Valor energético - 88 kcal
Carboidratos - 17 g
Proteínas - 2,6 g
Gorduras totais - 1 g
Gorduras saturadas - 0 g
Gorduras trans - 0 g
Fibra Alimentar - 2,6 g
Sódio - 0 mg



Para uma alimentação saudável, é importante equilíbrio. Balancear todos os nutrientes para o bom funcionamento de nosso corpo. Um dieta rica em frutas, verduras, grãos integrais, alimentos termogênicos e antioxidantes, como a pipoca, nos ajudam a saciar a fome e manter um corpo saudável e esguio. 

Espero que tenham curtido o post! 

Um beijo grande, 

Jana Soggia

Nenhum comentário:

Postar um comentário