quarta-feira, 30 de julho de 2014

Crepe Fit de Uva com Ganache Funcional

Bom dia, pessoal!

Meu último dia de férias e acordei doce-doce! Por isso, meu café da manhã foi especial, com direito a Crepe Fit de Uva com Ganache Funcional. De dar água na boca! 

Esse Crepe foi inspirado na receita de uma estimada amiga minha, a Paulinha Boque, do Blog By Paulinha. Sua base é feita a partir da combinação de ovo + tapioca, é tanto que a Paulinha chama essa criação de "Crepioca". Em breve, postarei versões dessa receita na versão salgada. 

Sem mais delongas, vamos à receita:

  
CREPE FIT DE UVA COM GANACHE FUNCIONAL

Ingredientes
Massa do Crepe
1 ovo
2 colheres de goma de tapioca hidratada (eu uso a da marca Akio)
1 scoop de Whey Protein de Baunilha (Saiba mais em: Treino Mestre)
1 colher de sopa de água
1 colher bem rasa de Sucralose para Forno e Fogão
Canela a gosto

Recheio:
Ganache Funcional (veja receita AQUI)
Uvas Crimson Picadas (Mas pode usar qualquer tipo de uva da sua preferência)

Preparo: 
Bata todos os ingredientes com garfo e prepare a massa como panqueca em uma frigideira antiaderente bem quente. Veja a montagem da massa com o recheio nas fotos abaixo:

Etapa 1: Recheie metade da massa com Ganache Funcional

Etapa 2: Dobre a massa ao meio e recheie com mais uma camada de Ganache

Etapa 3: Recheie 1/4 dessa massa com uvas Crimson picadas.

Etapa 4: Dobre mais uma vez, cubra com Ganache Funcional e finalize com uvas

Toque de ouro: 4 motivos para incluir a tapioca em sua dieta, 
por Renata Demôro (GNT) e Andréa Santa Rosa (Nutricionista) 


1) Não contém glúten: "A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento do organismo e da gordura abdominal", afirma Andréa. O alimento também pode ser consumido por diabéticos. 
2) Substitui o pão: Para um café da manhã light, Andréa Santa Rosa recomenda substituir o pão branco por tapioca. "O alimento pode ser consumido todos os dias, sem contraindicações. Vale lembrar que o pão branco é proveniente de uma farinha refinada, pobre em nutrientes (vitaminas e minerais). Ele ainda contém glúten, rico em proteínas que não são digeridas pelo intestino. 
3) Amiga da dieta: Pouco calórica, a tapioca é uma opção saudável quando combinada e recheios e acompanhamentos que seguem a dieta. Recomendo acrescentar um ovo mexido, pasta de húmus com páprica e um fio de azeite com orégano. Se preferir um alimento doce, escolha geleia sem açúcar", diz a nutricionista. 
4) Prática e versátil: A tapioca pode ser preparada em formato de panqueca e até pizza. "Esta última opção é excelente para o jantar. Basta substituir a massa tradicional, regar com molho de tomate, acrescentar muçarela de búfala e manjericão", orienta Andréa. Para uma tapioca nutritiva, a nutricionista recomenda o acréscimo de chia à sua preparação. 



Testem e depois me contem o que acharam da receita! 

Um beijo grande, 

Jana Soggia

Nenhum comentário:

Postar um comentário