sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Dica de Lanche sem Glúten: Tapioca

Se você é louco por um pãozinho e não sabe como se livrar desse hábito em sua dieta, aqui vai uma dica que pode te ajudar a inovar seu lanche/café da manhã de forma prática e saudável. Que tal uma tapioca?

Francamente falando, no início da minha reeducação alimentar, eu jurava que tapioca era um alimento altamente calórico, isso porque tinha como referencial aquelas tapiocas cheias de recheios gordos, como leite condensado com coco, carne seca com requeijão, banana com chocolate ao leite, e por aí vai. 

Ao adaptar minhas receitas ao meu novo life style e estudando a respeito, descobri que o grande vilão da tapioca é o recheio e não a massa em si. Pelo contrário, trata-se de um alimento com alto teor nutritivo. Conforme afirma o endocrinologista Alfredo Cury, do SPA Posse do Corpo, "a tapioca não possui gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal. Por isso, pode ser consumida também por diabéticos". (Fonte: Bolsa Mulher).

Em duas colheres de sopa (Porção de 30g), temos:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL 
Valor energético: 74 kcal
Carboidratos: 19g
Proteínas: 0g
Gorduras totais: 0g
Gorduras saturadas: 0g
Gorduras trans: 0g
Fibra alimentar: 0g
Sódio: 6,3 mg


Chia: importante fonte de fibras
Uma outra dica do Dr. Augusto Cury refere-se à potencialização nutritiva da tapioca pelo acréscimo de Chia. "A chia é um diferencial na receita, fazendo com que o preparo fique ainda mais saudável. A adição de chia, muito rica em fibras, ajuda a diminuir o índice glicêmico no sangue e em vitaminas do complexo B, importantes para o sistema central e doenças cardíacas", afirma.
Fonte: Bolsa Mulher


Veja a minha pedida de Tapioca Doce:


TAPIOCA DE DAMASCO
Ingredientes
2 colheres de sopa de goma de tapioca hidratada (eu uso a marca Akio)
Semente de Chia
2 colheres de sopa de Geleia de Damasco sem açúcar (eu adoro a marca Homenade - 10 kcal por colher de sopa)
4 damascos picados 


Preparo: Não tem segredo! Em uma frigideira antiaderente, ainda com o fogo desligado, vá peneirando as duas colheres de goma até forrar todo  o fundo. Cubra com chia a gosto e ligue o fogo. Quando vir que a tapioca já está desgrudando, vire-a e deixe dourar por alguns segundos. E está pronto. 
Sugestões de Recheios Fit:
1) Geleias sem açúcar
2) Ganache Funcional (receita AQUI)
3) Versões salgadas: atum, ovo, cottage, queijo branco com tomate, etc. 



QUANTO E QUANDO CONSUMIR TAPIOCA?
Segundo especialistas, o ideal é consumir 1 tapioca por dia, entre 30 a 50g da goma. Hugo Ribeiro, do Projeto Pratique Saúde, afirma: 
"A tapioca possui um alto índice glicêmico, de 115, isso significa que, ao ser ingerida ela proporciona um pico de insulina no corpo, aumentando a absorção dos nutrientes. Estes depósitos têm uma capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos gordurosos e triglicerídios que serão armazenados sob forma de gordura. Por isso, cuidado! Ingerir este alimento virou 'modinha'. Eu recomendo comer uma vez ao dia, podendo ser no desjejum, pré, ou de preferência, pós-treino". Fonte: Instagram @hugoribeir0

Espero que tenham curtido o post. Apreciem a tapioca com deleite e parcimônia. Nenhum alimento em é excesso faz bem à saúde. Mas podemos, sim, comer bem e com muito sabor, cuidando do corpito e da silhueta. 
Um beijo grande, 
Jana Soggia

Nenhum comentário:

Postar um comentário