sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Happy Hour, Festas e Afins: O que fazer para não colocar a dieta a perder?


Em uma clássica sexta-feira, dia Internacional do Happy Hour, ficamos entre a cruz e a espada ao pensarmos nesse assunto: o que fazer para não colocar a dieta a perder?

Fica sempre aquela sensação: eu consigo segurar a onda tranquilamente durante a semana. Faço minha dieta direitinho, treino todos os dias e sigo tudo à risca. Então, chega o fim de semana, e coloco tudo a perder. Quem nunca?!

Existem mecanismos que nos ajudam a equilibrar a Rotina Fit da Vida Social. Não podemos nos fechar em um casulo, dormir às 22h todos os dias, deixar de curtir a companhia dos amigos e familiares apenas em detrimento de uma dieta ou por conta do treino. Até porque essas atitudes paliativas nos fazem manter uma dieta por pouco tempo. A longo prazo não apresentam bons resultados e, consequentemente, nos levam a engordar novamente. 

Como não meter os pés pelas mãos e levar uma vida equilibrada e feliz, atrelando saúde e bem-estar? Aí vão alguns toques que me ajudam a balancear essas duas facetas de modo eficiente.

DE OLHO NA QUANTIDADE
Independentemente, de ser segunda-feira ou domingo, temos de comer com equilíbrio. O lance não é O QUE se come, mas o QUANTO se come. Confesso que demorei anos até entender isso. Eu, por exemplo, no último domingo, fui almoçar na casa da minha sogra e o Menu era "Feijoada". Para arrematar, era aniversário da minha avó, logo, tinha bolo. Adivinhem o que eu fiz? Não comi nada e fiquei emburrada em um canto? Ou me matei de comer, saboreando tudo, sem parcimônia. Afinal, era domingo, dia de lixo, portanto, pooode?! NÃO! Eu comi um pouco de tudo equilibradamente, sem repetições. E, principalmente, sem culpa! 

JAQUEI! O QUE EU FAÇO?
Naturalmente, quando saímos de nossa dieta nosso corpo responde de alguma maneira, seja pelo intestino desregulado, pelo inchaço, etc. Não adianta se desesperar, basta de fazer uma faxina no corpo e tudo volta ao normal. As atitudes que deverá tomar para "correr atrás do prejuízo" dependerão do tamanho do estrago. Eu costumo fazer um DETOX, ou seja, uma dieta de desintoxicação.  O que varia é a quantidade de dias. Se o caso está feio, uma semana. E, se foi algo mais leve, de 1 a 3 dias. Confira dicas de Dieta Detox AQUI e AQUI

Em síntese:

1) Atente-se às quantidades: não é porque saiu de balada ou está diante de um maravilhoso buffet que vai tirar a mãe da forca. Coma com equilíbrio. Faça as escolhas certas. Se quer comer algo calórico, balanceie com outras opções mais leves. Aja racionalmente. Quem coloca a comida na sua boca é VOCÊ! E, se possível, tente comer algo antes de sair. Isso lhe ajudará a escolher melhor o que vai comer, afinal, você não estará faminto. 

2) Happy Hour, Festas e afins: Aqui, o bicho pega, porque juntamente com a bebida, sempre há os petiscos. Tente fazer uma escolha: prefere beber ou comer? 
Se prefere beber, coma algo mais leve e sempre acompanhe água à sua bebida. Se prefere comer, beba algo mais leve. É complicado, mas tente equilibrar. Caso não dê certo, Detox na veia! 

3) E no dia seguinte? Beba bastante líquido e coma mais leve. Com certeza, já se sentirá bem melhor. 



Escrevi esse post dando essas dicas e pensando em mim. Hoje é dia de sair com os amigos. Dia de curtir ótimas companhias e, acima de tudo, dia de fazer escolhas. 

Vamos nessa! 

Boa sexta a todos vocês!

Um beijo grande, 

Jana Soggia

Nenhum comentário:

Postar um comentário