sábado, 9 de agosto de 2014

Pão de Batata Doce sem Glúten

Essa receitinha é imperdível, fácil de fazer, e super saborosa. Preparei uma fornada deste pão no domingo passado e saboreei-o em minhas marmitas fit por toda a semana. Vale super a pena se organizar para prepará-lo nos dias de folga e garantir uma alimentação mais saudável e funcional no decorrer da semana. 

Modifiquei minha alimentação, restringindo Glúten e parte da Lactose, e em um mês eliminei 3 kg. Requer um pouco mais de trabalho, porque cozinhamos praticamente tudo que comemos, mas em termos de saúde, esse tipo de alimentação é imbatível. Confiram AQUI informações sobre Alimentação Funcional, bem como meu caso de sucesso (- 3kg em um mês, com muita saúde).

Se você se alimenta adequadamente, priorizando cereais integrais, proteínas magras, frutas e hortaliças, mas, mesmo assim, sente seu abdômen inchado, ou por mais que treine com afinco, ainda está difícil perder aquela barriguinha indesejada, pode ser que esteja enfrentando um quadro de intolerância ao Glúten (presente no trigo) e/ou à Lactose. Vale a pena consultar seu endocrinologista ou seu nutricionista para obter maiores informações. 

Francamente falando, no meu caso, fui à nutricionista no começo da minha Reeducação Alimentar, para obter informações sobre a melhor alimentação para o meu biotipo e tal. Mas sou uma pessoa que sempre observo muito meu corpo. Em todo esse processo, aprendi a me ouvir. E notei que ao restringir o Glúten, meu corpo reagiu de maneira bastante favorável. A minha barriguinha secou muito, e a sensação de inchaço melhorou 100%. Para mim funcionou, mas como sempre falo: cada caso é um caso. 

Bem, sem mais delongas, vamos à receita do Pão de Batata Doce sem Glúten que já tem cadeira cativa em minha cozinha:


PÃO DE BATATA DOCE #glutenfree
Ingredientes
2 ovos inteiros
3 claras 
200 g de batata doce cozida
3 colheres de sopa de Quinoa 
2 colheres de farinha de Linhaça
1 colher de sopa de leite em pó desnatado (aqui uma ressalva, das duas vezes que fiz esse pão, coloquei essa colher de leite. Vou testar, na próxima fornada, trocá-la por mais uma colher de Quinoa, com o intuito de restringir a lactose dessa receita). 
1 colher de sopa de água
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de fermento em pó (eu coloco um pouquinho menos)
Orégano e sal a gosto
Lâminas de Amêndoas e Gergelim Claro/ Preto para decorar

PREPARO: Bata a batata doce cozida, com os ovos e a clara no liquidificador. Quando a massa estiver bem homogênea, acrescente os demais ingredientes e continue batendo. Despeje a massa em um refratário e acrescente o fermento, misture-o à massa até que fique bem lisinha. Passe o conteúdo para uma fôrma de silicone retangular e decore com o gergelim, as lâminas de amêndoas e o orégano. 
Leve ao forno médio por cerca de 25 minutos ou até dourar. 

Voilà! Uma receita mara e leve! 
Servi esse pão com o Ghee, para quem não conhece, trata-se de uma manteiga clarificada sem lactose e demais toxinas do leite. Confira a receita do Ghee AQUI.

Testem a receita e me contem! Fico devendo testá-la sem o leite para ver se dá certo! 

Um beijo grande, 

Jana

Nenhum comentário:

Postar um comentário